John Dewey

Caixa de texto:                  O Pensador que defendeu a democracia e a liberdade de     
              pensamento como instrumento de aprendizagem.


Trajetória.

John Dewey nasceu em 1859, na cidade de Burlington, no estado norte-americano de Vermont. Sua educação escolar foi pouco interessante, compensada somente pelas tarefas que recebia em casa de sua mãe. Desde pequenos Dewey e seus irmãos recebiam atribuições de sua mãe, a fim de estimular o senso de responsabilidade. 
Durante sua juventude, a cidade de Bulington, estava em plena transformação, deixando de ser uma comunidade homogênea e reservada, própria de uma cidade pequena, para se transformar em centro cultural e comercial do estado. 
Dewey foi professor secundário antes de cursar a Universidade de Johns Hopkins, em Baltimore. Estudou Artes e Filosofia e tornou-se professor da Universidade de Minnesota.Também ensinou na Universidade de Chicago, onde veio a ser chefe do departamento de filosofia, psicologia e pedagogia, agrupando essas três disciplinas em um só departamento. Ainda em Chicago fundou uma escola experimental, para avaliar, modificar e desenvolver suas idéias psicológicas e educacionais, na qual foram aplicadas algumas de suas ideias: 
- A relação da vida com a sociedade.
- A associação entre a teoria e a prática. 
Em 1904 assumiu a direção do Departamento de Filosofia da Universidade de Colúmbia, em New York, na qual permaneceu até retirar-se do Ensino.
A partir da primeira guerra mundial interessou-se pelos problemas políticos e sociais. Ministrou cursos de filosofia e educação na universidade de Pequim em 1919 e em 1931 elaborou um projeto de reforma educacional para a Turquia; em 1924 visitou o México, o Japão e a URSS., estudando os problemas da educação nesses países. 
Seu interesse pela pedagogia surgiu a partir da observação de que a escola de seu tempo continuava orientada por valores da escola tradicional, sem incorporar as contribuições da psicologia. 
Ao falecer, em 1952, com 93 anos, Dewey deixou extensa obra na qual se destacam: 
Psychology (1887; Psicologia); My pedagogic creed (1897, Meu Credo Pedagógico); Psychology and Pedagogic method (1899; Psicologia e Método Pedagógico); The School and Society (1899; A Escola e a Sociedade); How we think (1910; Como pensamos); Democracy and education (1916; Democracia e educação; Reconstrucion in philosophy (1920; Reconstrução na filosofia); Human nature and conduct (1922 Natureza humana e conduta)
 
Contribuição à educação.

John Dewey é sem duvida, o filósofo norte-americano, que mais influenciou os educadores de várias partes do mundo. No Brasil, inspirou o movimento da Escola Nova, ao colocar a atividade prática e a democracia, como instrumentos da educação. 
No campo da pedagogia, a teoria de Dewey, seguiu os rumos da educação progressiva e sua filosofia ficou conhecida como pragmatismo, embora ele mesmo preferisse o termo instrumentalismo, uma vez que as ideias teóricas devem servir de instrumento para resolução de problemas do cotidiano.

Objetivos: 
-   educar a criança como um todo,
-   valorizar o crescimento físico, intelectual e emocional.
-   associar os conteúdos às tarefas ensinadas.
-  incrementar o currículo com trabalhos manuais e atividades criativas, possibilitando às crianças a pensarem por si mesmas.
-   possibilitar as discussões coletivas.
-   proporcionar práticas conjuntas e as situações de cooperação. 
-   valorizar a troca de experiências, ideias e sentimentos.
Para Dewey, “o aprendizado se dá quando compartilhamos experiências, e isso só é possível num ambiente democrático, onde não haja barreiras ao intercâmbio de pensamento.” Daí a importância de favorecer uma educação aberta e flexível, oferecendo às crianças a oportunidade de vivenciar as situações práticas do dia a dia, proporcionando a discussão e a troca de experiências entre os alunos, pois a educação é “uma constante reconstrução da experiência, de forma a dar-lhe cada vez mais sentido e a habilitar as novas gerações a responder aos desafios da sociedade.”

Dewey e Herbart

John Dewey não aceita a educação pela instrução defendida por Herbart, propondo a educação pela ação; critica severamente a educação tradicional, principalmente no que se refere à ênfase dada ao intelectualismo e à memorização. Para Dewey, “o conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo”, mas se volta para a experiência. As ideias são hipóteses de ação e são verdadeiras quando funcionam como orientadoras desta ação. 

Conclusões:

A educação tem como finalidade propiciar à criança condições para que resolva por si mesma os seus problemas, em oposição às tradicionais ideias de formar a criança de acordo com modelos prévios, ou mesmo orientá-la para a vida adulta.
Tendo o conceito de experiência como fator central de seus pressupostos, Dewey chega à conclusão de que  “a escola não pode ser uma preparação para a vida, mas sim, a própria vida”. A vida, a experiência e a aprendizagem estão unidas, de tal forma que a função da escola encontra-se em possibilitar uma reconstrução permanente feita pela criança, a partir da experiência. 
Portanto, é importante que o educador descubra os interesses da criança, para que a experiência adquira um verdadeiro valor educativo.       
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